Comunicação ›› Informações rodoviárias

Implementação de portagens eletrónicas em Guipuzcoa

As autoridades bascas preparam-se para introduzir portagens eletrónicas em algumas vias do seu território, já a partir de 1 de janeiro de 2018.
Estas novas portagens serão aplicadas a todos os veículos de peso bruto superior a 3.500kg. Inicialmente, as taxas serão somente cobradas em alguns troços da NI (Madrid-IRUN) e da A-15 (Navarra-Guipúzcoa). Para o efeito, as autoridades bascas já instalaram três pórticos de cobrança na zona de Irun, Andoain e Echegárate. Prevê-se que estas portagens tenham um custo de 10 euros por trajeto. Contudo, os valores a cobrar e respetivos troços, ainda não foram publicados.

Perante o cenário que se avizinha, as associações espanholas que integram o Comité Nacional de Transportes Rodoviários rejeitam a aplicação destas novas portagens e anunciam que estão já a estudar possíveis medidas de pressão para que o governo basco recue quanto à aplicação de taxas nos troços que vão ser abrangidos.

Em todo o caso, de acordo com a informação recebida por parte da congénere espanhola, os pórticos foram instalados na parte norte e sul do país basco com o intuito de excluir os transportadores locais do pagamento de portagens e incluir somente os restantes transportadores, uma vez que utilizam estas vias como trajeto obrigatório para o transporte internacional.

A ANTRAM irá continuar a acompanhar este assunto e logo que surjam novidades, não deixaremos de dar nota.


« voltar