Comunicação ›› Informações rodoviárias

Grécia – novo regulamento de entrada

Entrou em vigor a 15 de março de 2022, o novo regulamento Covid-19 de entrada no território grego. De acordo com o mesmo, neste momento, apesar de já não ser necessário o preenchimento do Formulário de Localização de Passageiros (PLF), ainda se mantêm determinadas condições de entrada que terão que ser cumpridas.
 
Condições de entrada:
- Os viajantes provenientes de Estados Membros da UE e países Schengen, bem como dos 35 países não pertencentes à UE que aderiram ao sistema de Certificado Digital Covid da UE, devem possuir um Certificado Digital COVID da União Europeia. Caso contrário, veja as medidas em vigor neste link.
 
- Os viajantes que chegam à Grécia, entre o dia 21 de março e o dia 4 de abril, portadores de um Certificado Digital Covid da UE, não são obrigados a apresentar um resultado negativo adicional de teste COVID à chegada.
 
- De 21 de março a 4 de abril, os motoristas de veículos de mercadorias, independentemente do certificado que possuam, não são obrigados a apresentar um resultado negativo adicional do teste Covid à chegada.
 
Todos os viajantes que chegam à Grécia, independentemente do certificado em sua posse, podem estar sujeitos a teste molecular obrigatório aleatório (PCR) ou teste rápido de antígeno para COVID-19.
 
Especificidade para motoristas de veículos de mercadorias que entram no território grego a partir de Itália:
Os motoristas, independentemente da sua nacionalidade, que realizam operações de transporte entre Itália e Grécia, devem apresentar um resultado de autoteste negativo antes do embarque no porto de partida. À chegada ao porto grego de destino, os motoristas são obrigados a apresentar às autoridades gregas competentes a declaração do autoteste.
 
Entrada no território grego através das fronteiras terrestres:
Os viajantes, incluindo motoristas de veículos de mercadorias, estão autorizados a entrar pelas fronteiras terrestres de Promachonas, Ormenios, Evzoni, Nymfaia, Exochis, Nikis, Doirani, Krystallopigi, Kipi, Kakavia, Kastania e Mavromatiou, 24 horas por dia.
Através da entrada de Mertziani, a mesma é permitida somente entre as 8h e as 20h.
 
Mais informações: aqui.
 
Fontes: OFAE, gov.gr


« voltar