França: possibilidade de manifestações a 10 de setembro
(atualizado às 18h00 do dia 9 de setembro)
Tal como já tínhamos adiantado, no dia de amanhã, 10 de setembro, estão previstas manifestações em todo o território francês, com probabilidade de interromper o transporte rodoviário, ferroviário e aéreo.
Podem ocorrer protestos, bloqueios de estradas e "ações-relâmpago", principalmente nas principais rotas, perto das grandes cidades ou aeroportos, estações de comboio e redes ferroviárias, centros logísticos e supermercados.
A polícia vai reforçar as medidas de segurança nas cidades onde o risco de distúrbios públicos é maior, principalmente Paris, Bordéus, Lille, Marselha e Estrasburgo.
Especificamente na Região de Paris, chama-se a especial atenção para:
A circular de Paris, bem como as principais autoestradas e rotas do Ille de France (A1, A4, A6, A86), estão a ser alvo de bloqueios organizados a partir das 7h00 da manhã do dia 10 de setembro.
São também esperados bloqueios a partir da meia-noite do dia 10 de setembro, em vários pontos estratégicos de acesso à circular de Paris, incluindo algumas portas de entrada para Paris (Chapelle, Bagnolet, Montreuil, Italie, Orleães).
Outras Grandes Cidades, chama-se também a especial atenção para:
Na parte oeste francesa, a partir das 6h00 da manhã, são esperados bloqueios nos anéis viários de Rennes e Nantes. Estão também previstos postos de controlo de filtragem em Brest, Vannes e Caen.
No sudeste, estão previstos bloqueios e operações "slow-slow", especialmente na estação de portagem de Boulou, perto de Perpignan.
Este movimento, como já referido, está a ser organizado de forma descentralizada através das redes sociais, o que torna a sua escala e impacto difíceis de prever. Estes detalhes são apenas previsões e devem ser interpretados com cautela.
Para referência, é também possível consultar o mapa colaborativo das ações previstas para 10 de setembro de 2025 através deste link!
Como este mapa é inteiramente colaborativo, elaborado por aqueles que desejam organizar ações locais, não reflete a escala de cada ação listada, nem se as ações serão mantidas ou intensificadas.
Sugerimos a consulta os sites em baixo identificados que, contêm informações sobre o estado do trânsito em tempo real e outras informações.
- Bison Fûté - https://www.bison-fute.gouv.fr/maintenant.html
- O mapa colaborativo: https://cartedesagbfc.gogocarto.fr/map#/carte/@47.62,3.22,5z?cat=all
- VINCI-autoroutes: https://www.vinci-autoroutes.com/fr/autoroutes-temps-reel/
- Tráfego fronteiriço com Espanha:
Catalunha: http://cit.transit.gencat.cat/cit/AppJava/views/incidents.xhtml
País Basco: https://www.trafikoa.eus
Restante território: https://infocar.dgt.es/etraffic/
Neste contexto, poderão ocorrer atrasos e constrangimentos nas operações de recolha e entrega de mercadorias em todo o território francês. Aconselhamos por isso que se mantenha atento a todas as atualizações que poderão ser efetuadas a esta notícia/informação.
Note-se ainda que outro dia de protesto, organizado pelos sindicatos, está previsto para 18 de setembro.
A ANTRAM irá acompanhar o tema de perto e efetuará todas as atualizações que forem necessárias, assim que nos seja disponibilizada mais informação.
HISTÓRICO
(inserido a 8 de setembro)
A congénere francesa AFTRI informa que estão previstas manifestações a nível nacional, para os dias 10 e 18 de setembro.
Segundo a informação disponível até ao momento, as manifestações agendadas para o dia 10 de setembro, foram convocadas pelo movimento “Bloqueie Tudo”, nascido nas redes sociais.
Existe o risco de interrupção dos transportes, uma vez que são esperadas manifestações, bloqueios e boicotes, principalmente em Lyon, Le Havre e Angoulême.
As manifestações poderão centrar-se em centros estratégicos, estradas, aeroportos, caminhos-de-ferro, centros logísticos e supermercados.
A polícia vai aumentar a sua presença em cidades com elevado risco de distúrbios públicos, como em Paris, Bordéus, Lille, Marselha e Estrasburgo.
Sobre o dia 18 de setembro, ainda não há informação quanto a possíveis locais de manifestações.
A ANTRAM irá acompanhar o tema de perto e efetuará todas as atualizações que forem necessárias, assim que nos seja disponibilizada mais informação.
« voltar