Comunicação ›› Notícias

  • 17/02/2022

Reino Unido: Centro de informações para transportadores

O Departamento de Transportes do Reino Unido acaba de disponibilizar um centro de informações para transportadores, denominado “Haulier Information Hub”.

Trata-se de uma ferramenta de apoio online concebida para os transportadores que transportam mercadorias entre a UE e a Grã-Bretanha e vice-versa.
 
Este centro de informações encontra-se disponível neste link (a informação encontra-se traduzida para diversos idiomas, incluído o português) e no mesmo poderá encontrar:
- Detalhes da documentação necessária para viagens GB>UE e UE>GB;
- A cronologia das principais alterações para 2022;
- Um link para acesso a um “live chat” onde uma equipa de técnicos, estará disponível para responder a questões, 7 dias por semana, entre as 8h00 e as 20h00;
- Links para webinar’s informativos e ainda, links uteis;
- Link para o “Guia da Janela Única de Comércio” onde o transportador poderá verificar tudo o que precisa de saber para efetuar transportes de importação/exportação no Reino Unido;
- Link para o documento “Haulier Jandbook” e outros links relevantes do governo britânico.
 
As autoridades recordam ainda que se encontram em vigor controlos aduaneiros completos entre a União Europeia (exceto a ilha da Irlanda) e a Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales).

Encontre neste link um documento em português (também disponível em inglês), que resume os novos requisitos para transportadores que movimentam mercadorias dentro e fora da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales). Neste documento são abordados os seguintes pontos:

1. Movimentação de mercadorias através de locais de fronteira que usam o Serviço de Movimentação de Veículos de Mercadorias (GVMS)
2. Quando e onde se apresentar para uma inspeção das mercadorias que o transportador se encontra a efetuar
3. Onde obter mais suporte.
 
Fonte: Departamento de Transportes do Reino Unido/RHA/HMRC


« voltar