Comunicação ›› Notícias

  • 10/12/2020

APDL e ANTRAM assinam protocolo para descarbonização dos portos de Leixões e Viana do Castelo

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a ANTRAM assinaram a 9 de dezembro, um protocolo com vista à descarbonização dos portos de Leixões e Viana do Castelo, na sequência da decisão da APDL, em interditar a entrada e circulação de viaturas Euro I, II, III e IV dentro das infraestruturas portuárias, já a partir de dia 1 de janeiro de 2021.


Para que a adaptação seja gradual, está previsto um período de transição para as viaturas que, a 31 de dezembro deste ano, estejam já registadas nos respetivos portos. Para os camiões EURO I e II, os classificados como mais poluentes, este período será de 24 meses e, as viaturas EURO III e IV terão 36 meses para a adaptação.


Para além desta medida, o acordo prevê ainda a redução dos tempos das operações, designadamente o levantamento e entrega de contentores marítimos ou outras mercadorias, contribuindo para a diminuição da emissão de gases para a atmosfera e para a redução da emissão de ruído provocado pela circulação e pela atividade de camiões dentro da área portuária.


O compromisso firmado faz parte de uma série de medidas que a APDL tem vindo a implementar com vista à melhoria da qualidade do ar na área portuária e, consequentemente, nas áreas envolventes, minimizando os impactos da sua atividade nas cidades e implementando as melhores práticas na gestão dos recursos, de modo a reduzir a pegada ambiental dos portos de Leixões e Viana do Castelo.


Consulte aqui o protocolo firmado. 


Veja aqui o comunicado de imprensa divulgado. 



 


« voltar