Ponto de situação: substituição dos tacógrafos inteligentes G2V1
Recordamos que todos os veículos equipados com tacógrafos inteligentes G2V1, afetos ao transporte internacional, devem proceder à sua substituição, para os novos tacógrafos G2V2, até ao dia 18 de agosto de 2025.
Face à proximidade do prazo, e ao contrário daquilo que aconteceu com a substituição dos tacógrafos digitais e analógicos cujo prazo foi prorrogado por dois meses no início deste ano, a Comissão Europeia confirmou que não pretende proceder a qualquer adiamento deste prazo, pelo que é fundamental que as empresas planeiem atempadamente esta atualização.
Aliás, de acordo com os resultados do último inquérito promovido pela IRU, para o qual foi solicitada a participação dos nossos Associados, a maioria dos países europeus já tem o processo de substituição praticamente concluído.
No caso de Portugal regista-se que entre 5% a 10% das empresas inquiridas admitem não conseguir cumprir o prazo estipulado sendo que, este numero é bastante diferente daquele registado no ano passado que se assentava perto dos 45%.
Sumariamente, quanto aos resultados do Inquérito (835 respostas em toda a UE, entre as quais 113 empresas portuguesas) verifica-se:
Face à proximidade do prazo, e ao contrário daquilo que aconteceu com a substituição dos tacógrafos digitais e analógicos cujo prazo foi prorrogado por dois meses no início deste ano, a Comissão Europeia confirmou que não pretende proceder a qualquer adiamento deste prazo, pelo que é fundamental que as empresas planeiem atempadamente esta atualização.
Aliás, de acordo com os resultados do último inquérito promovido pela IRU, para o qual foi solicitada a participação dos nossos Associados, a maioria dos países europeus já tem o processo de substituição praticamente concluído.
No caso de Portugal regista-se que entre 5% a 10% das empresas inquiridas admitem não conseguir cumprir o prazo estipulado sendo que, este numero é bastante diferente daquele registado no ano passado que se assentava perto dos 45%.
Sumariamente, quanto aos resultados do Inquérito (835 respostas em toda a UE, entre as quais 113 empresas portuguesas) verifica-se:
- 80% dos veículos afetos ao transporte internacional já estavam adaptados à data da resposta;
- 17% ainda utilizavam tacógrafos G2V1;
- 3% possuíam outros modelos de tacógrafo;
- A taxa média de substituição na UE é atualmente de mais 9% ao mês, um aumento significativo face ao ano anterior.
Se esta tendência de adaptação se mantiver, estima-se que a maioria dos operadores europeus estará em conformidade até à data-limite:
- Total conformidade prevista: Países Baixos, Estónia, Dinamarca, República Checa, Espanha, Áustria, Alemanha, França, Eslováquia, Itália, Irlanda e Suécia;
- Até 10% da frota poderá não estar adaptada: Portugal, Roménia e alguns operadores da República Checa;
- Entre 10% e 15% da frota em risco de não adaptação: Polónia e Grécia, caso não haja aceleração do processo.
Face ao exposto, a ANTRAM reforça a importância de planear desde já a substituição dos tacógrafos G2V1 pelos G2V2, de modo a evitar constrangimentos operacionais e penalizações legais decorrentes do incumprimento da regulamentação europeia.
Ver neste link o resultado global do inquérito realizado pela IRU!
« voltar