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  • 11/07/2025

Ponto de situação: substituição dos tacógrafos inteligentes G2V1

Recordamos que todos os veículos equipados com tacógrafos inteligentes G2V1, afetos ao transporte internacional, devem proceder à sua substituição, para os novos tacógrafos G2V2, até ao dia 18 de agosto de 2025.

Face à proximidade do prazo, e ao contrário daquilo que aconteceu com a substituição dos tacógrafos digitais e analógicos cujo prazo foi prorrogado por dois meses no início deste ano, a Comissão Europeia confirmou que não pretende proceder a qualquer adiamento deste prazo, pelo que é fundamental que as empresas planeiem atempadamente esta atualização.

Aliás, de acordo com os resultados do último inquérito promovido pela IRU, para o qual foi solicitada a participação dos nossos Associados, a maioria dos países europeus já tem o processo de substituição praticamente concluído.
No caso de Portugal regista-se que entre 5% a 10% das empresas inquiridas admitem não conseguir cumprir o prazo estipulado sendo que, este numero é bastante diferente daquele registado no ano passado que se assentava perto dos 45%.

Sumariamente, quanto aos resultados do Inquérito (835 respostas em toda a UE, entre as quais 113 empresas portuguesas) verifica-se:
  • 80% dos veículos afetos ao transporte internacional já estavam adaptados à data da resposta;
  • 17% ainda utilizavam tacógrafos G2V1;
  • 3% possuíam outros modelos de tacógrafo;
  • A taxa média de substituição na UE é atualmente de mais 9% ao mês, um aumento significativo face ao ano anterior.
Se esta tendência de adaptação se mantiver, estima-se que a maioria dos operadores europeus estará em conformidade até à data-limite:
  • Total conformidade prevista: Países Baixos, Estónia, Dinamarca, República Checa, Espanha, Áustria, Alemanha, França, Eslováquia, Itália, Irlanda e Suécia;
  • Até 10% da frota poderá não estar adaptada: Portugal, Roménia e alguns operadores da República Checa;
  • Entre 10% e 15% da frota em risco de não adaptação: Polónia e Grécia, caso não haja aceleração do processo.
Face ao exposto, a ANTRAM reforça a importância de planear desde já a substituição dos tacógrafos G2V1 pelos G2V2, de modo a evitar constrangimentos operacionais e penalizações legais decorrentes do incumprimento da regulamentação europeia.
 
Ver neste link o resultado global do inquérito realizado pela IRU!


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