Comunicação ›› Notícias

  • 01/02/2024

Portugal: Protestos dos agricultores

(informação atualizada às 11h40 do dia 15/2/2024)

Acaba de nos chegar informação de que, está a decorrer uma manifestação de agricultores, com recurso a marcha lenta de tratores agrícolas, em circulação na N-8 no sentido Bombarral-Caldas da Rainha.

Fonte: GNR.


(informação atualizada às 10h00 do dia 8/2/2024)

De acordo com a informação disponível, no dia de hoje, os agricultores portugueses encontram-se concentrados numa ação de protesto junto do nó da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, tendo levado ao corte do nó de acesso ao IP2 e A4.

(informação atualizada às 11h00 do dia 7/2/2024)

De acordo com a GNR, neste momento, encontra-se a decorrer uma manifestação de agricultores, que se encontram a circular em marcha-lenta na N-2, provenientes de Vila Pouca de Aguiar e com destino final Vila Real.

Caso nos chegue mais informações, daremos a devida nota.

Fonte: GNR


(informação atualizada às 18h00 do dia 6/2/2024)

- A manifestação dos agricultores portugueses entre Valença e São Pedro da Torre, continua a provocar bastantes constangimentos na N13. Do outro lado da fronteira, na N-551 na localidade de Tui, o trânsito está igualmente congestionado.

- A N101 (Avenida dos Bombeiros Voluntários) em Valença, também se encontra bastante congestionada.

- A A3 no sentido Portugal, a circulação continua fortemente congestionada.



(informação atualizada às 12h50 do dia 6/2/2024)

A manifestação dos agricultores portugueses entre Valença e São Pedro da Torre, continua a provocar bastantes constangimentos na N13. Do outro lado da fronteira, na N-551 na localidade de Tui, o trânsito está igualmente congestionado.

Também na A3 no sentido Espanha, a circulação continua fortemente congestionada.



(informação atualizada às 9h45 e às 8h30 do dia 6/2/2024)

Neste momento está a decorrer uma manifestação de agricultores portugueses entre Valença e São Pedro da Torre, que estão a provocar congestionamentos na N13, com fila de veículos a 7 km da fronteira. Do outro lado da fronteira, na N-551 na localidade de Tui, o trânsito está igualmente congestionado.

A circulação na A3 no sentido Espanha, encontra-se igualmente congestionada antes da fronteira.

(informação atualizada às 10h00 e às 9h30 do dia 5/2/2024)

Está a decorrer uma marcha lenta de cerca de 14 tratores agrícolas no IC2 (na zona da Benedita).


(atualizado às 9h30 de 5/2/2024)

Informamos que devido a uma manifestação de agricultores que se encontra a decorrer em Espanha, o trânsito na A25 em direção a Vilar Formoso/Espanha está a ser desviado pela EN 332, em direção à Aldeia da Ponte, para depois se entrar na SA-200 (Espanha).
 

Este protesto já levou ao corte da A62 e da EN 620, em ambos os sentidos (vias que ficam logo a seguir a Vilar Formoso), não havendo para já previsão de reabertura.

Logo que nos chegue mais informação daremos nota.

Para consulta do estado do trânsito em tempo real:

https://www.dgt.es/conoce-el-estado-del-trafico/informacion-e-incidencias-de-trafico/

Fonte: IMT, I.P./Centro de Gestão de Crises.


(informação atualizada às 18h00 de 2/2/2024)

Quanto aos constrangimentos na circulação de veículos, foi-nos reportado que ainda se verificam neste momento, os seguintes constrangimentos provocados pelos agricultores que ainda se mantêm em protesto:

- Vila Verde de Ficalho, fronteira ainda cortada;

- marcha lenta na N-226 (em Lamego, nó de acesso à A24);

- marcha lenta na N-103-5 (Vila Real);

- marcha lenta no IC-1 (Setúbal-Grândola);

- marcha lenta de tratores na N-109 na zona de Estarreja;

- marcha lenta na estrada municipal M-520 (zona de Serpa).

Fonte: GNR


(Informação atualizada às 9h00 de 2/2/2024)

Acabamos de efetuar o ponto de situação com a GNR relativa à circulação rodoviária.

Assim, os constrangimentos neste momento relativamente à circulação de veículos, foi-nos reportado ainda alguns constrangimentos provocados por agricultores que se mantêm em protesto nos seguintes locais:

- Vila Verde de Ficalho;

- marcha lenta em Viseu (provavelmente na N2, mas a GNR ainda iria confirmar);

- marcha lenta de tratores na A33 entre Moita e Alcochete. Trânsito muito congestionado neste local devido ao acumular de veículos.

Quanto à circulação nas principais fronteiras portuguesas, o trânsito está normalizado.

Para já nada mais existe a reportar quanto a outros locais de bloqueio (pelo menos, identificados pela GNR). Contudo, mantermos a atualização desta informação sempre que se registarem novas alterações.


HISTÓRICO

(informação atualizada às 18h00)

Na sequência do contato realizado pela ANTRAM junto da Guarda Nacional Republicana (Centro Nacional Integrado de Gestão de Operações), informamos que foi disponibilizada uma linha telefónica para a qual os Associados da ANTRAM podem entrar em contacto, no sentido de obterem apoio/informações sobre o estado de circulação do trânsito nas rodovias nacionais, em decorrência dos protestos dos agricultores nacionais.

Linha Direta de Trânsito: 213 217 060

No que respeita à circulação de veículos, foram reportados constrangimentos nas seguintes fronteiras:

- A6 (Elvas) e A25 (Vilar Formoso) - cortadas nos dois sentidos;

- Marvão e de Vila Verde de Ficalho cortadas no sdois sentidos.

Foi-nos ainda reportado que, de momento, a circulação nas fronteiras a seguir descritas se encontram sem constrangimentos, a saber:

- Fronteira do Guadiana (A22);

- Fronteira de Valença (A3);

- Fronteira de Quintanilha (A4).

A nível interno, neste momento, registam-se problemas nas seguintes estradas nacionais:

- N3: acessos à A23 Entroncamento e Vila Nova da Barquinha;

- IC1: Mimosa.

Por último, segundo uma informação de uma empresa Associada, os agricultores estão a preparar um bloqueio junto à fronteira de Monfortinho (ainda não confirmado pela GNR).

Para já nada mais existe a reportar quanto a outros locais de bloqueio (pelo menos, identificados pela GNR). Contudo, mantermos a atualização desta informação sempre que se registarem novas alterações.


(atualizada às 16h00)

Na sequência da informação enviada ontem, 31 de janeiro, ao universo associativo, confirmou-se a realização os protestos por parte dos agricultores portugueses com consequências em várias vias de circulação.

A ANTRAM, solicitou esta manhã à Unidade de Trânsito da GNR, informação completa sobre os locais onde existem bloqueios/paralisações ou constrangimentos à circulação.
Aguardamos ainda que nos chegue esta informação para a podermos divulgar, com rigor, designadamente os pontos críticos onde se encontram a decorrer os protestos com paragens, bloqueios e demais constrangimentos à circulação dos veículos.

Entretanto, e apenas como base nas informações que estão a ser divulgadas na comunicação social, chamamos a atenção para algumas das vias que sabemos que estão a ser afectadas:
- N4: cortada no acesso à A6 (Elvas-Badajoz), fronteira do Caia;
- A25: cortada em ambos os sentidos (Guarda-Vilar Formoso);
- N260: na fronteira de Vila Verde de Ficalho;
- IC1:
corte de estrada nos dois sentidos, na zona da Mimosa.

(atualizado às 16h00 do dia 1/2/2024) Do lado espanhol, chega-nos agora informação que, os agricultores de Zamora, estão a efetuar cortes de estrada na
A6, em Benavente.

Enquanto aguardamos informação da Unidade de Trânsito da GNR e para podermos continuar a dar uma informação atualizada sobre os principais pontos de bloqueio/paralisação, solicitamos às empresas Associadas que nos enviem informação sobre tais locais para o seguinte email (informacao@antram.pt).
 
Paralelamente a ANTRAM tem procurado manter contacto com o IMT e com a tutela.
 
Apelamos aos nossos Associados para que, caso pretendam reportar alguma situação de resolução urgente, entrem em contacto direto com os Serviços Centrais da ANTRAM.


« voltar