Estudo europeu sobre escassez de mão-de-obra no setor dos transportes
A ANTRAM participou ativamente num grupo de trabalho promovido pela Autoridade Europeia do Trabalho (ELA) e pela consultora Verian, contribuindo para a elaboração do relatório “Labour Shortages and Surpluses in Europe 2024”, recentemente publicado.
A participação da ANTRAM foi essencial para a identificação e contextualização dos principais desafios do setor dos transportes em Portugal, nomeadamente no que respeita à escassez de motoristas profissionais, uma realidade que se tem agravado nos últimos anos e que afeta gravemente a competitividade e o funcionamento das empresas do setor.
O relatório de 2024 apresenta uma análise específica da escassez de mão-de-obra no setor dos transportes e armazenagem, que enfrenta uma escassez substancial em toda a União Europeia, particularmente em profissões como motoristas e operadores de equipamentos móveis. A pandemia da COVID-19 agravou significativamente este problema, ao interromper os processos de formação e certificação profissional, comprometendo a renovação da força de trabalho.
A análise do relatório incide em cinco subsetores:
· Transporte terrestre
· Transporte aquático
· Transporte aéreo
· Armazenagem e atividades de apoio ao transporte
· Atividades postais e de correio expresso
Este estudo revela que a idade média dos motoristas profissionais na Europa é elevada, e Portugal não é exceção: a idade média dos motoristas no nosso país ronda os 55 anos, com uma baixa taxa de entrada de jovens na profissão. Esta realidade levanta sérias preocupações quanto à sustentabilidade do setor a médio prazo.
Apesar de avanços tecnológicos como os veículos elétricos, tacógrafos inteligentes ou sistemas avançados de gestão de tráfego poderem contribuir para uma imagem mais moderna e atrativa da profissão, persistem entraves estruturais. Entre eles, a ausência de percursos claros de formação e progressão na carreira, as exigências de conciliação entre vida profissional e pessoal e uma legislação restritiva — nomeadamente no que diz respeito à idade mínima para conduzir veículos pesados. Ainda que existam novas disposições legais que permitem o acesso à profissão a partir dos 18 anos, a transição tem sido lenta e insuficiente para inverter a tendência.
Este relatório vem acompanhado de um guia do profissional, tendo em mente os conselheiros EURES, ajudando a identificar oportunidades de colaboração e a apoiar os candidatos a emprego e os empregadores de forma mais eficaz.
A ANTRAM congratula-se por ter contribuído para um trabalho de elevada relevância europeia, que ajudará a fundamentar decisões e a definir estratégias de resposta eficazes para os desafios estruturais que o setor dos transportes enfrenta, tanto em Portugal como no conjunto da União Europeia.
⇒ Aceda ao link para consultar o relatório:
Labour Shortages and Surpluses in Europe 2024
Labour Shortages and Surpluses in Europe 2024
« voltar