Comunicação ›› Notícias

  • 28/01/2026

Espanha: possíveis manifestações de agricultores

De acordo com a informação que nos chegou de Espanha, as principais organizações agrícolas do país — ASAJA, COAG e UPA — convocaram uma onda de protestos a decorrerem entre os dias 29 e 30 de janeiro,  contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul e os cortes previstos na Política Agrícola Comum (PAC).

Está previsto que o dia de maiores manifestações ocorra já amanhã, 29 de janeiro, em todo o país, prevendo-se o recurso a bloqueios de estradas em várias capitais de província e cidades. Entre as manifestações mais importantes estão os protestos com tratores pelas principais ruas de León, Valladolid, Valência, Granada, Almería e Sevilha.

Estão ainda previstas manifestações apeadas em cidades como Soria, Toledo e Madrid — onde está marcada uma manifestação para as 11h00 na Puerta del Sol — bem como manifestações em frente a subdelegações governamentais em províncias como Córdoba, Huelva, Cádis, Málaga e Alicante. Em La Rioja, foram anunciados bloqueios de estradas de 15 minutos entre as 8h30 e as 18h30 em cinco pontos estratégicos da rede rodoviária.

Por fim, estão ainda agendados outros bloqueios de estradas na cidade de Múrcia, onde as organizações agrícolas também confirmaram a sua participação no protesto nacional, anunciando bloqueios de estradas na quinta-feira, 29 de Janeiro, que poderão causar perturbações significativas nas principais vias de transporte que se indicam a seguir:

– A-30 entre Murcia e Cartagena, em ambos os sentidos, perto do restaurante Garcerán.

– A-7 em ambos os sentidos, em La Hoya de Lorca.

– A-30 em direção a Madrid, no entroncamento de Blanca.

– MU-32 (antiga A-30), em direção a Murcia, no entroncamento de Archena-Venta El Empalme.

Perante esta situação, e desconhecendo-se neste momento o impacto real que estas manifestações irão ter na circulação, recomenda-se às empresas de transporte que planeiem cuidadosamente os seus percursos e que consultem regularmente esta informação no site ANTRAM.

A ANTRAM irá acompanhar esta situação de perto e sempre que nos chegue informação nova, efetuaremos uma atualização desta noticia.

Fonte: ASTIC/FROET


« voltar